No final do mês de janeiro moradores da comunidade do Ariramba estiveram reunidos em Oriximiná para mais uma reunião de apresentação das instituições que poderá assumir a gestão do Fundo Quilombola. A apresentação e escolha da instituição gestora do fundo é uma importante etapa na consolidação de um novo modelo de desenvolvimento e gestão territorial que inclui, além do Fundo,o Plano de Vida, ferramenta que visa a implementação de melhorias nos territórios em um prazo de 5, 10, 20 anos, elaborada pela própria comunidade.
Ao todo, sete associações/territórios já aderiram ao Plano de Vida e Fundo Quilombola e estão na etapa de escolha da instituição gestora do Fundo Quilombola. “A Arqmo tem acompanhado por ser uma iniciativa e um sonho das comunidades. A gente tinha uns territórios já titulados, mas não tinha como fazer algo nos outros territórios e hoje, com a parceria da Ecam e do Territórios Sustentáveis, a gente começou a visualizar as melhorias e isso fez com que a gente se unisse para trabalhar o Fundo Quilombola e o Plano de Vida”, enfatizou Rogério Pereira, membro do conselho diretor da Arqmo.
Gervásio dos Santos Oliveira, coordenador administrativo do Ariramba, acredita que o Plano de Vida e o Fundo Quilombola poderão auxiliar as comunidades na construção de um desenvolvimento sustentável e responsável.“Esse plano é muito importante para a vida dos moradores da nossa comunidade e é isso que a gente quer que venha para mudar a realidade e a vida das pessoas e eu acredito que vai ajudar no desenvolvimento da associação e da comunidade e o Fundo Quilombola vai garantir recurso para a gente fazer as atividades e suprir as demandas da associação”.
O coordenador do Eixo Quilombola, Caio Barros Matos, explicou o que é o Fundo Quilombola e como é realizada a sua aplicabilidade na vida das comunidades que realizaram seu Plano de Vida. “O Fundo é um mecanismo financeiro que possibilita que as comunidades consigam uma melhor gestão para colocar em prática o Plano de Vida”, frisou o coordenador.
Agora no mês de fevereiro entre os dias 23 e 25, será realizada a elaboração do Plano de Vida na comunidade do Ariramba, localizada na divisa com o município de Óbidos e que possui uma média de 42 famílias.
Quer saber mais sobre o Programa Territórios Sustentáveis? Acesse nosso site www.territoriossustentaveis.org.br ou baixe nosso aplicativo pelo link http://applink.com.br/app.pts ou direto no Google play disponível para dispositivos Android
Por: Martha Costa