Quilombola

Programa Estágio Quilombola se consolida em Oriximiná

Whatsapp

O Programa de Estágio Quilombola junto a Associação das Comunidades Remanescentes e Quilombos do Município de Oriximiná (Arqmo) e o Programa Territórios Sustentáveis, por meio da Equipe da Conservação da Amazônia (Ecam) com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN) e Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), realizou no final do mês de novembro uma Oficina de Elaboração de Texto para estruturação de documentos oficiais e relatórios. A Oficina faz parte das ações voltadas ao aprimoramento das estagiárias e teve por objetivo promover o conhecimento teórico e prático sobre as rotinas administrativas de uma associação buscando seu fortalecimento institucional.

Graduanda em biologia pela Universidade Federal do Oeste Pará – Ufopa, Gabriela Cardoso Almeida, 32 anos, foi umas das estagiárias selecionadas para atuar junto a Arqmo, para ela participar do programa do estágio proporcionou conhecimento profissional e crescimento pessoal. “O estágio me proporcionou conhecer a rotina do povo quilombola e cada território, participar da cultura e dos projetos tanto da Arqmo quanto de parceiros e isso fortalece a nossa luta. Eu não sabia o que a Arqmo fazia antes de vir estagiar e hoje sou coordenadora de mulheres”, ressaltou.    

A contratação das estagiárias quilombolas passou por um processo acompanhado pela Arqmo, que envolveu a construção do programa, divulgação do edital, processo seletivo, cadastro no Centro Integrado Empresa Escola (CIEE), responsável pelos aspectos legais dos contratos