Quilombola

Programa de Estágio desenvolvido no PTS nos eixos Quilombola e Capital Social passa por reunião de acompanhamento em Oriximiná.

Whatsapp

Avaliar a evolução, organização e desenvoltura de cada uma das estagiárias que hoje atuam na sede da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos de Oriximiná (Arqmo) e Secretarias Municipais de Meio Ambiente, este foi o objetivo da reunião de acompanhamento realizada pela Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) junto ao Programa Territórios Sustentáveis nos Eixos Capital Social e Quilombola que conta com o patrocínio da Mineração Rio do Norte (MRN).

A reunião contou com a presença da coordenadora de estágios da Ecam, coordenadores da Arqmo além das estagiárias, que estão há dez meses em atividade, um processo que envolveu a construção do programa, divulgação do edital, processo seletivo, cadastro no Centro Integrado Empresa Escola (CIEE), contratação e supervisão das estagiárias.

“Foi um momento de extrema importância para melhorar o programa de estágio nas duas linhas. Além disso, conseguimos dar um passo de aproximação com a juventude da região, o que é importantíssimo para nosso trabalho e para comunidade quilombola”, enfatizou a coordenadora do Programa Juventude, Equidade de Gênero e Sustentabilidade da Ecam, Muryel Arantes.

Durante a reunião foram levantadas reflexões sobre as conquistas obtidas neste tempo e a necessidade de ajustes para melhorar o programa, tanto do ponto de vista do aprendizado das estudantes quanto do fortalecimento da ARQMO na gestão administrativa, financeira e pedagógica do programa.

Encontro entre jovens:

Além da reunião que tratou sobre o programa de estágios o momento foi oportuno para um encontro com jovens dos territórios quilombolas de Erepecuru e Trombetas, lideranças e estagiárias.  “O encontro foi iniciado com apresentações pessoais e um “momento cinema” com o filme Estrelas Além do Tempo, além de roda de conversa sobre o papel da juventude nas organizações quilombolas, o que possibilitou uma forma leve e positiva que a gente abordasse o empoderamento da comunidade negra em vários aspectos e recortes”, frisou Muryel.

O encontro também contou com a presença de Isabela Cruz, representante do quilombo Paiol de Telha, no Paraná. Isabela compartilhou um pouco da história do seu quilombo, algumas experiências parecidas com os quilombos de Oriximiná em termos de resistência e gestão territorial, casos em que a união das pessoas, cada uma em seu papel, cada uma em seu momento e neste contexto os jovens aparecem como força a ser somada com a sabedoria dos mais velhos.

O Programa de Estágios junto a Arqmo faz parte das ações dos Eixos Capital Social e Quilombola do Programa Territórios Sustentáveis, uma iniciativa que deverá até 2030 atuar na construção de um desenvolvimento territorial sustentável nos municípios de Faro, Terra Santa e Oriximiná. O Territórios Sustentáveis é uma iniciativa da Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) que conta com o patrocínio da Mineração Rio do Norte.

Quer saber mais sobre o Programa Territórios Sustentáveis acesse nosso site www.territoriossustentaveis.org.br ou baixe nosso aplicativo disponível no Google play.

Por: Martha Costa – Assessora de Comunicação da Ecam

Jornalista DRT 2974/PA

Foto: Marcio Viana