Quilombola

Jovens quilombolas participam de visita técnica à veículo de comunicação de Oriximiná

Whatsapp

Conhecer a estrutura de um sistema de comunicação, o dia a dia da redação, apuração, checagem, produção, edição, revisão e divulgação por meio de jornais radiofônicos ou televisionados, foram alguns dos objetivos que despertaram a curiosidade em jovens quilombolas do município de Oriximiná que neste mês de dezembro finalizaram as atividades de Capacitação Quilombola com uma visita técnica aos estúdios da rádio sucesso e TV Atalaia. A atividade é desenvolvida pela Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), por meio do eixo Quilombola, do Programa Territórios Sustentáveis em parceria da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná (Arqmo).

A visita técnica ao veículo de comunicação do município de Oriximiná, rádio e televisão, surgiu a partir de uma demanda da diretoria da Arqmo, que desde 2018 após o conhecimento do Programa Novas Tecnologias buscou ações que despertassem o interesse dos jovens, como a criação do Canal Arqmo Identidades no YouTube, que trabalha a autonomia e democratização das ferramentas da comunicação, com a produção de vídeos que aborda temas como cultura, economia, turismo e o cotidiano do povo quilombola.

As oficinas tiveram como objetivo capacitar os jovens e desenvolver habilidades que fortalecessem vínculos com seus territórios e reforçassem a necessidade de empreender de forma sustentável com uso da tecnologia. Além das oficinas mensais, também foram realizados intercâmbios entre territórios de Água Fria, Ariramba, Erepecuru, o que possibilitou maior interação e integração entre os jovens.

O Programa Territórios Sustentáveis é uma iniciativa de gestão integrada na Amazônia gerida pela Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN) e Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).

Por: Martha Costa - Assessora de Comunicação da Ecam.