Institucional

Pecuaristas de Oriximiná participam de intercâmbio em Santarém.

Whatsapp

Dar ênfase às boas práticas da pecuária sustentável, este foi o objetivo da palestra ministrada em Santarém, dentro da programação da 42ª Feira Agropecuária, para produtores, estudantes, profissionais da área e educadores. A palestra foi proferida pelos técnicos da Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e contou com parceria dos pecuaristas de Oriximiná integrantes do projeto Pecuária Sustentável, um modelo de desenvolvimento econômico que busca por meio de iniciativas sustentáveis promover melhorias socioambientais.

A programação foi realizada em parceria com o Sindicato Rural de Santarém e promoveu um intercambio dos pecuaristas Luiz Junior Souza e Zélia Pereira, que apresentaram dados de produção de suas propriedades, coletados a partir da implementação do projeto. “Esse projeto é o caminho para termos sucesso na pecuária. A gente tem que investir em técnica de manejo e recuperação do solo. A gente precisa entender que mais importante que ter terra é ter pasto”, enfatizou a pecuarista Zélia Pereira.

Durante a palestras estudantes dos cursos de zootecnia e medicina veterinária fizeram perguntas quanto a viabilidade do projeto, técnicas de implementação e custo/benefício para os pecuaristas. “A pecuária sustentável tem essa proposta de aumentar a produção sem desmatar, hoje você consegue criar 10 unidades animal por hectare dentro dessa técnica de pecuária intensiva e a média é 1,5 em um sistema extensivo por hectare, então é pouco animal em uma grande área de terra. E os acadêmicos tem que ter essa visão mais ampla quanto ao meio ambiente, conservação, recuperação de áreas degradadas, aumento de produção e melhoria da qualidade de vida animal e humana”, citou o professor de medicina veterinária Helder Batista.

O Programa Territórios Sustentáveis é uma iniciativa de gestão integrada na Amazônia da Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN) e parceria da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internancional (Usaid) que visa contribuir para a construção de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.

Conheça mais sobre o Programa acessando nosso site: www.territoriossustentaveis.org.br ou nossas redes sociais no facebook, instagram ou baixe nosso App.

Por: Martha Costa - Assessora de Comunicação da Ecam