Institucional

Programa Territórios Sustentáveis apresenta resultados de gestão integrada na Amazônia

Whatsapp

Entre os dias 29 e 30 de novembro, o Instituto Juruti Sustentável realizou a um encontro para debater o Ações para o Desenvolvimento Sustentável, em Juruti, região da Calha Norte da Amazônia, e contou com representantes dos vários setores (governamentais e não governamentais). O Programa Territórios Sustentáveis, proposto e coordenado pelas organizações da sociedade civil: Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), participou do encontro conversando sobre “Contribuições do Terceiro Setor para o Desenvolvimento Sustentável”, e, realizou também uma oficina para a “Articulação e Mobilização de Recursos nos Territórios”, representado por Ana Letícia Silva, da Agenda Pública. Beto Veríssimo, co-fundador do Imazon, abriu o encontro trazendo elementos atuais sobre os desafios para o “Desenvolvimento Sustentável em um Cenário de Crise”.

Ana Letícia explicou o trabalho do Programa Territórios Sustentáveis, uma iniciativa que tem contribuído para a construção de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável nos municípios de Oriximiná, Terra Santa e Faro. “Um modelo de gestão integrada para municípios amazônicos traz contribuições de importância fundamental pelas especificidades da região, que apresenta desafios também específicos para o desenvolvimento sustentável. A cada dia, temos encontrado mais pontos de convergência e construção conjunta para alcançar efetivamente a gestão integrada. O ponto principal do programa é a sua articulação e enraizamento com as pessoas dos territórios”, explicou Letícia.

O Programa atua nos eixos: Capital Social, Gestão Ambiental, Gestão Pública, Desenvolvimento Econômico e Quilombolas, geridos de forma integradas pela Agenda Pública, Ecam e Imazonem que as organizações, articuladas com os territórios, combinam suas experiências para construir alternativas para o desenvolvimento territorial, com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte.

Quer saber mais sobre o Programa Territórios Sustentáveis visite também o nosso site www.territoriossustentaveis.org.br ou baixe o nosso aplicativo pelo linkhttp://applink.com.br/app.pts ou direto no Google play disponível para dispositivos Android e IOS


Por: Martha Costa

Foto: Lenivalda Xavier