Gestão Pública

Prefeituras de Terra Santa, Oriximiná e Faro assinam repactuação com o Programa Territórios Sustentáveis

Territórios Sustentáveis e prefeituras dos munícipios de Oriximiná, Terra Santa e Faro assinam repactuação para o Programa na nova gestão

Entre os dias 22, 23 e 24 de Março, o Programa Territórios Sustentáveis e as prefeituras de Oriximiná, Terra Santa e Faro reforçaram seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das cidades. As prefeituras assinaram um documento detalhando e reiterando seu comprometimento com as ações do Programa, as organizações gestoras e, principalmente, as associações locais e a população dos municípios. “Após a mudança de gestão no final de 2016, este foi um importante momento de ampliar o diálogo e restabelecer as parcerias para o Programa”, afirmou Wesley Pacheco, Diretor Técnico da Ecam.  O diretor executivo da Agenda Pública, Sergio Andrade, também relembrou em seu discurso o processo realizado até o momento, com a construção de diagnósticos dos municípios, o planejamento estratégico e o apoio aos servidores públicos em gerir de forma mais eficiente os recursos disponíveis.

Os diagnósticos foram entregues em mãos à nova gestão dos municípios, antes da leitura em voz alta do pacto com o Programa Territórios Sustentáveis que se estende até o final do mandato. “É importante destacar o compromisso de longo prazo e a inovação na maneira integrada de atuação na região com este programa”, destacou Silvano Andrade, presidente da MRN, referindo-se aos 15 anos de planejamento estratégico do Programa, que teve início em 2015 com o primeiro levantamento diagnóstico.

Raphael Medeiros, do Imazon, destacou as oportunidades latentes de desenvolvimento para toda a região da Calha Norte. “Toda a beleza que encontramos na região, somada a uma população engajada e capaz, nos abre infinitas portas para um real desenvolvimento econômico e cultural expandindo a atuação dos servidores públicos e a sociedade civil organizada para além das fronteiras da região”.

Nos três municípios, as cerimônias contaram com ampla participação popular e apresentações culturais de grupos locais. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a fanfarra da Escola Professora Adélia Figueira, grupos locais de Carimbó, capoeira e até as famosas quadrilhas de Faro em uma demonstração especial para o evento. O público estimado dos três eventos ultrapassou as 200 pessoas e marcou um novo momento de construção conjunta dos munícipios. “Eu jamais deixaria de assinar um pacto tão importante como esse. Destaco a importância de se formalizar um plano diretor e nos cercar de pessoas capacitadas. O Territórios Sustentáveis nos dará a direção sobre como lidar com o ser humano e a natureza nos anos que estão por vir”, destacou o prefeito de Terra Santa, Sr. Odair José Albuquerque. A prefeita Sra. Jardiane Viana Pinto, de Faro ponderou a importância de reafirmar a parceria entre poder público, inciativa privada e a sociedade civil, enquanto o prefeito de Oriximiná, Sr. Antônio Odinélio Tavares comemorou a oportunidade de dar continuidade ao Programa no município.