Gestão Ambiental

Programa Territórios Sustentáveis apóia XXII Caminhada Ecológica em Santarém

Whatsapp

Conhecida internacionalmente pela belezas de suas praias a cidade de Santarém é há 22 anos palco de um evento que reúne cultura, turismo e preservação ambiental, estamos falando da Caminhada Ecológica que todos os anos é realizada entre os meses de outubro e novembro quando finalmente as águas baixaram seu limite máximo e quando também é possível ver a ação degradante no homem no meio ambiente.

Segundo a coordenação da Caminhada Ecológica ao longo destes 22 anos é incalculável a quantidade de resíduos sólidos retirados das praias, e muito se engana que estamos falando de praias de fácil acesso, estamos falando de paraísos que mesmo só chegando por meio fluvial já são alvo da poluição. Garrafas pet, sacolas plásticas, pedaços inteiros de cordas, fraudas descartáveis, pneus, vasilhames dos mais diferentes formatos, todos ali, poluindo a paisagem.

Este ano a Caminhada Ecológica será realizada nos dias 21 e 22 de outubro, um sábado e domingo, com saída da Praia do Maracanã, na área urbana da cidade, seguindo para as praias de Juá, onde é realizada uma parada para realizar a primeira sensibilização quanto à importância da preservação ambiental seguindo a caminhada pelas praias de Maria José, Arariá, Pajuçara, onde por volta das 12h é realizada uma pausa para o almoço retornando após o descanso a Caminhada passando pela praia do Carapanari, Paraíso Verde, Piranga e ao pôr do sol chegando em Ponta de Pedras onde é realizada um momento de comunhão e integração entre todos os participantes que passam a noite acampados no lugar pela manhã a caminhada prossegue pelas praias de Acarai, Pedra da Moça, Ponta do Cururu e chegando por volta das 12h em Alter do Chão, um total de 40 quilômetros de uma paisagem sem igual.

“O Programa Territórios Sustentáveis tem uma missão muito importante que é contribuir para a construção de uma estratégia de desenvolvimento sustentável nos municípios de Faro, Terra Santa e Oriximiná, mas por entendermos que iniciativas como essa devem ser levadas a sério é que vestimos a camisa e nos tornamos parceiros deste evento. Mais importante que caminhar recolhendo os resíduos deixados por outras pessoas é falar para estas pessoas que a atitude feita por elas irá retornar de forma negativa para as suas gerações que ainda virão e fica a reflexão, o que vamos deixar para os nossos filhos”. Vasco Van Roosmalen, coordenador do Programa Territórios Sustentáveis.

As estão abertas as inscrições para a XXII edição da Caminhada Ecológica, que é realizada pelo Grupo de Defesa da Amazônia (GDA) já estão abertas e podem ser feitas das 9h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira na sede do GDA, localizada na Avenida Agripina de Matos, 203, bairro do Laguinho, mais informações pelo telefone (93) 3522-6852 ou ainda (93) 99195-3465, falar com Valéria Ferreira.

O Programa Territórios Sustentáveis é uma iniciativa da Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, que atua com os eixos Gestão Pública, Capital Social, Desenvolvimento Econômico, Gestão Ambiental e Quilombolas e nessa atividade conta com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte.

Quer saber mais sobre o Programa baixe nosso aplicativo http://applink.com.br/app.pts disponível também no Google play e para usuários Android basta pesquisar Territórios Sustentáveis.

Por: Martha Costa