Capital Social

Oficina de Prestação de Contas e Acompanhamento de Projetos Beneficiados com o Fundo para Infância e Adolescência – FIA

Whatsapp

Nos dias 13 e 14, no município de Oriximiná foi realizada a Oficina de Prestação de Contas e Acompanhamento de Projetos Beneficiados com o Fundo para Infância e Adolescência – FIA. A Oficina faz parte de um conjunto de ações para melhorar a gestão do Fundo pelo Conselho de Direito da Criança e do Adolescente de Oriximiná, que deverá acompanhar a execução e  prestação de contas  dos  projetos aprovados em 2017. As atividades estão sendo desenvolvidas por diversas associações beneficiárias. O Programa Territórios Sustentáveis apoiou a realização dessa oficina.

“A proposta é que, com as oficinas, os conselheiros exerçam uma postura ativa na gestão dos recursos do FIA. Faz parte da estratégia geral do Programa Territórios Sustentáveis a apropriação de instrumentos inclusivos e transparentes de gestão técnica e financeira de projetos por parte das associações e conselhos municipais”, completa Renata Freire, coordenadora do eixo Capital Social do Programa Territórios Sustentáveis.

Na Oficina foram discutidas tanto as leis e normas que regem o repasse de recursos do FIA como os procedimentos que as associações devem se ater para realizar suas atividades e posteriormente prestar contas da maneira correta. “É fundamental que tanto o conselho quanto às associações estejam cientes e alinhados em relação aos procedimentos para garantir uma gestão transparente e correta dos recursos”, comenta o consultor técnico do Programa Territórios Sustentáveis, Rosival Dias. Em 2017, foram selecionados nove projetos para serem aplicados até o final do ano. Cada projeto apresenta uma abordagem diferentes, com temáticas como Saúde e Educação, por exemplo.