Capital Social

Músicos de Oriximiná participam do II módulo da oficina de formação de regentes musicais

Whatsapp

Com objetivo de apoiar ações que promovam a inclusão social, fortalecimento de vínculos, incentivo à cultura, formação profissional e aptidão musical, a Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), por meio do Programa Territórios Sustentáveis no eixo Capital Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Oriximiná realizaram de 17 a 21 de dezembro a segunda etapa do curso de formação de regentes musicais.

Com carga horária de 20 horas, o curso foi realizado no auditório da Casa de Cultura de Oriximiná para jovens músicos que atuam em bandas e fanfarras do município. Durante a oficina foram socializados conhecimentos sobre adaptações musicais, tipos de compassos musicais simples (ternário, binário, quaternário) e compostos (cinco, seis, sete e oito), apreciação de peças exemplares e execução dos arranjos.

A finalização do curso foi realizada durante o Festival da Cultura de Oriximiná, momento de unir música, teatro, dança, poesia e que marca o princípio das comemorações do aniversário da cidade, 142 anos de fundação. “Nós temos uma responsabilidade de retornar o Festival da Cultura de Oriximiná que antecede o aniversário da cidade, então nos dias 21 e 22, e o festival é esse resgate de tudo o que foi produzido durante o ano, então nós teremos danças, poesias, música, exposição de fotografias e tudo o que se produziu voltado à arte durante o ano será apresentado nestes dois dias”, ressaltou o secretário de Cultura Antônio Lima.

O Programa Territórios Sustentáveis é uma iniciativa de gestão integrada na Amazônia gerida pela Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN) e Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).

Por: Martha Costa.